sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Criança com microcefalia morre em Ipaumirim


Bebê Isaac no colo da mãe, Sabrina, e ao lado do pai, Wallison Dantas. Foto: divulgação
Foto: Fabiane de Paula
O bebê José Isaac, que nasceu com microcefalia, em 30 de outubro passado, morreu nesta quinta-feira (18), na cidade de Ipaumirim, no Centro-Sul cearense. De acordo com o hospital local, a causa foi uma parada cardiorrespiratória.O caso obteve ampla repercussão na cidade. O enterro está marcado para as 17 horas.A família está abalada, mas mantém firme confiança em Deus. Isaac era o primeiro filho do jovem casal.“Estamos arrasados, mas Deus nos dá o conforto”, disse o pai do bebê, José Wallison Dantas, 24 anos. A mãe Kelly Sabrina Gonçalves da Silva, 23, permanece ao lado do filho, no velório, em casa. Havia expectativa de na próxima terça-feira, Isaac começar o tratamento de fisioterapia. “Às duas horas da madrugada acordei e vi que meu filho não se mexia, levamos de imediato para o hospital, tentaram reanimá-lo, mas ele teve uma parada cardíaca”, contou Wallison Dantas.

Ceará hoje tem confirmado 24 casos de microcefalia em 15 municípios, com nove óbitos e outros três em investigação, conforme o último boletim publicado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).
Pais e Isaac.
Pais e o pequeno Isaac
CASO
Isaac é um dos bebês que nasceram com microcefalia no Brasil no ano passado. Kelly Sabrina, mãe de Isaac, fez o pré-natal em um posto de saúde e teve acompanhamento de um médico em Icó.
Aos três meses de gestação ela teve sintoma dos vírus da zika, mas logo as manchas foram embora. “Teve febre, ficou vermelha, mas foi medicada e liberada em seguida”, contou a mãe de Sabrina, Socorro Pereira. “Não se sabia de nada, não houve diagnóstico”.
A família solicitou um exame de ultrassom e depois uma ressonância. Mais dois exames de ultrassom foram realizados, na rede privada. Os sinais de malformação só foram detectados aos oito meses de gestação. “Os médicos diziam que era uma síndrome ou malformação”, contou Socorro Pereira.
Socorro Pereira se queixa da falta de atenção da secretaria de Saúde do município que não conseguiu vaga em um hospital de referência em Fortaleza. Kelly foi transportada para Fortaleza na noite do dia 29 de outubro, quando já estava em trabalho de parto.
Viajou em um carro comum com motorista da Prefeitura, ao lado da mãe e do marido. A criança nasceu na capital cearense na manhã do dia 30, com cerca de 1,5 kg e foi direto para a UTI e em seguida para uma unidade de médio risco, no Hospital César Cals. Isaac teve alta em 24 de dezembro e permaneceu na casa de parentes em Fortaleza até 17 de janeiro, quando retornou para Ipaumirim.
Depois de confirmada a microcefalia, o caso foi notificado às autoridades, que ainda averigua a causa da má formação no bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário