sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Mais de sete mil bancários estão em greve no Ceará



Na capital, das 262 agências existentes, 173 estão fechadas, enquanto que no Interior, das 305, 217 seguem paralisadas. O movimento tem 100% de adesão nos bancos públicos (BB, CEF e BNB) e segue crescendo a cada dia nos bancos privados.
“Queremos deixar claro que nossa paralisação não é contra a clientela e sim contra os banqueiros, que lucram absurdamente, mas na hora de negociar com os trabalhadores usam a desculpa da crise para tentar nos impor uma proposta rebaixada”, afirma Carlos Eduardo Bezerra, presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE). Ele completa: “a adesão crescente demonstra a indignação da categoria com as metas abusivas, com o assédio moral e principalmente, com a proposta de 5,5% oferecida pelos banqueiros que não repõe sequer a inflação do período. Enquanto não houver uma proposta digna vamos continuar firmes em defesa dos nossos direitos”.
A Fenaban não faz nova proposta há 20 dias. Após um mês de negociações com o Comando Nacional dos Bancários, no dia 25 de setembro apresentaram índice de reajuste para a categoria com perda real de 4% o que levou os trabalhadores a essa forte greve.
Comando Nacional reforça necessidade de aumento real
O Comando Nacional dos Bancários se reuniu na última quarta-feira (14), em São Paulo, para avaliar os nove dias de greve. O balanço feito pelos dirigentes de todo o Brasil é que o movimento está melhor a cada dia, com apoio dos clientes e da opinião pública em geral.
Os representantes sindicais ainda reafirmaram que os bancários merecem aumento real, por serem responsáveis pelos altos lucros dos bancos. A expectativa dos trabalhadores é que, com o fortalecimento da greve, os banqueiros retomem a mesa de negociação com uma postura mais respeitosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário