segunda-feira, 29 de junho de 2015

EM CLIMA DE FESTA, IGUATU EMPOSSA QUARTO BISPO DA DIOCESE, DOM EDSON DE CASTRO HOMEM


Dom Edson de Castro desfila em carro aberto pelas ruas da cidade. Foto de Honório Barbosa
Dom Edson de Castro desfila em carro aberto pelas ruas da cidade. Foto de Honório Barbosa
O bispo da diocese de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, dom Edson de Castro Homem, foi empossado no fim da tarde deste sábado, 27, em clima de festa. É o quarto bispo a assumir a diocese. Centenas de católicos acompanharam a pé o desfile do bispo em carro aberto.
Milhares de católicos oriundos das 26 paróquias de 19 municípios da região participaram do evento religioso, ao lado de dezenas de padres e dos bispos do Ceará e do Rio de Janeiro. Dom Edson de Castro antes de ser nomeado bispo da diocese de Iguatu era um dos bispos auxiliares do Rio de Janeiro.
O cardeal e arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, e o arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi, participaram da solenidade de posse.
A acolhida ao novo bispo ocorreu na Praça Maestro Eleazar de Carvalho, no Prado, onde dom Edson de Castro Homem recebeu uma placa e a ‘chave’ da cidade.
Depois, o bispo e autoridades seguiram em carro aberto por ruas da cidade até a Igreja Catedral de São José, onde foi celebrada missa solene de posse.
A secretária estadual de Política contra Drogas, Miriam Sobreira, representou o governador, Camilo Santana, o senador, José Pimentel, e o deputado federal, Odorico Monteiro de Andrade, também participaram do evento.
O TEMPO DIRÁ 
Dom Orani Tempesta e o arcebispo dom Aparecido Tosi destacaram a formação religiosa, a capacidade, o empenho, a simplicidade de dom Edson de Castro. “É um religioso muito preparado, que muito contribuirá para o desenvolvimento da diocese”, ressaltou dom Orani Tempesta.
“Ele está muito feliz com a nova função e com certeza vai agir com firmeza na doutrina”, disse o padre Wagner Toledo, do Rio de Janeiro. “Ele é simples, educado, preparado, próximo do povo”.
Dom Edson de Castro, por enquanto, preferiu agradecer a acolhida e mostrou-se surpreso com a caminhada da multidão ao lado do carro, numa distância de cerca de quatro quilômetros. “Deu vontade de sair também caminhando”, disse. Indagado sobre o que os diocesanos poderiam esperam do seu episcopado, respondeu: “O tempo dirá”.
Encontro de dom Edson de Castro com bispos.
Encontro de dom Edson de Castro com bispos.
DN Centro-Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário