sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

POPULAÇÃO DE CATARINA VAI AS RUAS PEDIR O FIM DA VIOLÊNCIA


Medidas para melhoria da segurança pública no Município de Catarina, localizado a 398 km de Fortaleza, foram discutidas durante audiência pública promovida pela Maçonaria de Catarina em parceria com os poderes executivo, legislativo e judiciário e com escolas e educadores do município. A audiência aconteceu na manhã dessa sexta-feira dia 27 de fevereiro no Salão de Banquetes da Maçonaria. Antes da audiência as instituições educacionais e a população da cidade realizaram uma caminhada pelas principais ruas da cidade com faixas e cartazes que pediam paz, justiça e uma convivência mais harmoniosa entre os cidadãos catarinenses.
             A realização do evento teve como finalidade mobilizar todos os setores da sociedade para a discussão e elaboração de medidas efetivas de combate e prevenção à violência que o município tem vivenciado nos últimos meses, evidenciado numa onda de mortes e assaltos nunca antes visto nesta cidade, conhecidamente por todos como uma das mais pacatas da região. Segundo os participantes da Caminhada pela paz, a sociedade catarinense não pode se calar diante dos atos de violência praticados nos últimos meses
           
A audiência foi aberta pelo venerável mestre da Loja Paz e Fraternidade Catarinense, professor Darisval Martins da Mota que em suas palavras saudou e agradeceu a todos pela presença. Em seguida o coronel da polícia militar Antônio Gomes Filho, com experiência de mais de 30 anos na área de segurança pública, ministrou uma brilhante palestra com o tema “Segurança Pública na cidade de Catarina: família, sociedade e instituições, unidas na retomada da Paz.”. Gomes Filho apontou soluções para os problemas de segurança que vem acontecendo no município e destacou a união entre a família e as instituições públicas como pilastra na consolidação de uma sociedade mais justa.  
Em seguida fez uso da palavra o meritíssimo juiz de direito em respondência pela Comarca de Catarina Dr. Wellington Alves de Mesquita. Segundo o magistrado, a educação é o caminho para a solução dos problemas relacionados à violência e apontou a importância dos programas sociais das políticas públicas as quais têm o papel de solucionar determinados tipos de problemas enfrentados pela população de um dado espaço. Segundo o magistrado cabe, portanto, ao setor público, elaborar, planejar e executar tais políticas. Ainda segundo o magistrado, o qual foi muito aplaudido e elogiado pela contribuição dada à audiência pública, é somente com educação que o jovem se sente reconhecido em sua singularidade, valorizado como ser humano e empoderado como cidadão. Dr. Wellington Alves de Mesquita anunciou que dará início a um pacote de medidas jurídicas para diminuir a criminalidade no município e parabenizou a maçonaria pela gloriosa iniciativa.
O presidente da Câmara João Ferreira Duarte destacou a importância do poder legislativo na elaboração de leis municipais que combatem a violência e disse que a câmara é um importante instrumento na busca pela melhoria da segurança pública em nosso município.
Por último, o prefeito municipal Rafael Rufino Melo Paes de Andrade destacou as ações que vem sendo tomadas em seu governo para a melhoria da qualidade de vida dos jovens, principalmente aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social e que vêm sendo assistidos pelos programas sociais desenvolvidos no CRAS do município. Ainda segundo o prefeito, um dos problemas é que os estados, responsáveis pela segurança pública, de acordo com a Constituição federal, não estão devidamente aparelhados para combater o crime. Falta-lhes o suporte e o apoio operacional do governo federal.
Outra autoridade do poder judiciário local que contribuiu de forma significativa para a realização do evento foi Analista Judiciário da Comarca José Rodrigues Filho "Dego", que também fez parte da mesa.
Além do Presidente da Câmara, João da Ematerce, compareceram à audiência os vereadores Antonio Carlos, Deca do Sindicato, Valmir do Monte Alegre, Lourival Chaves, Chaga da Santana, Virgilio Holanda , Tatá Rodrigues e Reginaldo Gomes.
Também participaram das discussões os ilustres professores da rede municipal e estadual de Catarina, o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, os secretários municipais, os diretores de escolas do município, os presidentes de Associações Comunitárias, O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, comerciantes líderes religiosos de todas as denominações religiosas de Catarina, representantes das instituições públicas Municipais, Estaduais e Federais, proprietários de clubes de festas e promotores de eventos e demais representantes de entidades de classe do município.
Ao final da audiência foi elaborado um documento que será encaminhado aos principais órgãos de segurança do estado, informando as decisões pactuadas no encontro. 























































Nenhum comentário:

Postar um comentário