A
diretora da E.E.M. Pedro Jorge Mota em Catarina-CE, professora Maria
Agarista Feitosa de Matos, abrirá o ano letivo nesta segunda-feira, dia
26, às 7h00min, no pátio da Escola. O retorno às atividades acontece
nesta segunda. Durante o evento, a diretora irá ministrar uma aula para
os alunos do turno manhã no pátio, destacando a metodologia de ensino da
unidade, as regras de convivência entre alunos e demais profissionais
da escola e realizando a tradicional acolhida do início do ano letivo. O
calendário escolar é composto de 200 dias letivos, conforme a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e seguirá até final de dezembro.
A
partir de 2015, para potencializar o ensino e a aprendizagem, alunos da
Escola Pedro Jorge Mota terão fortalecidas ações como Projeto Professor
Diretor de Turma, a preparação dos alunos para o Enem, a Aprendizagem
Cooperativa e o e-Jovem.
A escola tem matriculado em torno de 500 alunos, distribuídos em 16
turmas nos turnos manhã, tarde e noite e no anexo de São Gonçalo. Esta
semana a escola promoveu a Semana Pedagógica, onde foi planejado e
discutido as ações a serem desenvolvidas durante todo o ano letivo.
Sobre os Projetos:
Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI)/Jovem de Futuro Visa mobilizar alunos, professores e famílias em torno de metas pactuadas para um mesmo objetivo: garantir que os jovens entrem, permaneçam, tenham bom desempenho e terminem o Ensino Médio com sucesso. Está presente em 393 escolas estaduais.
Projeto Professor Diretor de Turma
Um professor de qualquer disciplina em uma determinada turma de Ensino Médio assume o compromisso de responsabilizar-se por estes alunos. O profissional media o relacionamento entre estudantes e professores da turma, núcleo gestor, família e comunidade escolar. 85% das escolas estaduais desenvolvem a iniciativa.
Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem
Tem como finalidade mobilizar e preparar os estudantes para que possam fazer o Enem com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior. Em 2007, 707 alunos foram aprovados para faculdades públicas. Esse número passou para 1.401, em 2012, e 2.638 em 2013. Já a entrada na universidade pública ou particular através de vestibular ou do ProUNi alcançou nos anos de 2011, 2012 e 2013, respectivamente, os seguintes números: 4.787; 7825 e 11.200.
Aprendizagem Cooperativa
A aprendizagem cooperativa é uma metodologia que prevê a interação entre estudantes como dinâmica para promover não somente a aprendizagem de conteúdos, mas também para estimular o desenvolvimento das competências interpessoais necessárias ao agir cooperativo. A Secretaria conta com a parceria da UFC.
e-Jovem
Oferece formação complementar em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) a jovens egressos e alunos do Ensino Médio das escolas estaduais de ensino e alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais, possibilitando sua qualificação e a consequente inserção no mundo do trabalho, enfatizando o protagonismo juvenil e o empreendedorismo.
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