domingo, 28 de dezembro de 2014

Missa em Ação de Graças marca despedida de dom João Costa da diocese de Iguatu


Dom João Costa despede-se da diocese de Iguatu. Foto de Honório Barbosa A celebração de uma missa em Ação de Graças na manhã deste domingo, 28, na Catedral de São José, na cidade de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará assinalou a saída do bispo dom João Costa, da diocese de Iguatu. O evento religioso reuniu 30 padres de diversas paróquias, religiosos e centenas de católicos que lotaram o templo.

Dom João Costa fez a reflexão do evangelho do dia, que fala da Sagrada Família, e disse ter um sentimento de gratidão com os padres, religiosos, leigos e com o povo da diocese de Iguatu. O bispo ficou à frente da diocese por cinco anos e meio. “Busquei seguir o meu lema episcopal: servir por amor”, lembrou. “Trabalhar intensamente, acolher o povo com ternura”.

O agora administrador diocesano afirmou que seguiu uma postura de igualdade, ensinar dialogando. “Nunca me considerei superior”. Fez agradecimentos ao bispo emérito, dom Mauro Ramalho pelos conselhos dados e disse também que sempre ouviu o Conselho Presbiteral. “Nunca transferi nenhum padre a força”, frisou. Ampliou as comunidades religiosas e nomeou 11 padres para a diocese.

Dom João: "Procurei seguir meu lema: 'Servo por amor'Ao final da missa recebeu o título de cidadão quixeloense concedido pela Câmara Municipal.

O padre Afonso Queiroga, vigário geral da diocese de Iguatu, falou em nome dos padres e lembrou que dom João Costa implantou dinamismo na diocese, com realização de obras físicas, visitas nas paróquias, ampliação dos serviços religiosos e sociais. “Dom João plantou uma semente que gerou bons frutos e com certeza vai continuar por muitos anos”, frisou.

Dom João Costa ao final, emocionou-se, falou da criação da Pastoral Carceraria e Pastoral dos Enfermos. Pediu desculpas, perdão, por não ter visitado todas as famílias, e por alguma falta cometida e reapresentou um sentimento de gratidão.

Em nome dos leigos, o professor Ivo Ferreira, disse que a Igreja local recebeu com surpresa a notícia da transferência de dom João Costa para a Arquidiocese de Aracaju. “Agora estamos nos despedindo de um grande pastor, que revitalizou a diocese de Iguatu”. E concluiu: “A diocese de Iguatu te ama”.

O primeiro bispo da diocese de Iguatu, dom José Mauro Ramalho, apresentou um gesto de gratidão a dom João. “Ele derramou o suor de um trabalho intenso em nossa diocese e agora uma multidão o aguarda em Sergipe”, frisou. “Que Deus o abençoe, dom João”.

Padres da diocese participaram da missa de Ação de Graças. foto de Honório Barbosa
O padre Ricardo Ferreira, representando os movimentos sociais, lembrou que o pastor cuida do rebanho. “Estamos aqui agradecidos, pois o senhor cuidou muito bem de nós”. Em seguida, presenteou dom João com a imagem de São José, padroeiro da diocese de Iguatu. Após a missa, houve momento de confraternização no Colégio São José.

ARCEBISPO

Dom João Costa foi transferido e vai assumir o cargo de arcebispo coadjutor, com direito a promoção, no próximo dia 4. Ele permanece em Iguatu até o próximo dia 2.

Na diocese de Iguatu, dom João Costa realizou um conjunto de obras físicas: reforma, ampliação do Diocesano, transformado em Hotel, construção da Casa Irmã Dulce para abrigar acompanhantes de doentes internados no Hospital Regional de Iguatu, reforma da residência episcopal e construção de casas, apartamentos e prédio comercial para aluguel.

No próximo dia 7, o Colégio de Consultores da Diocese vai se reunir para escolher por meio de votação secreta o novo administrador diocesano até que seja nomeado um novo bispo para Iguatu.

D Centro Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário