sexta-feira, 19 de setembro de 2014

SAMU VAI COMEÇAR A FUNCIONAR EM CATARINA E EM OUTROS MUNICÍPIOS DA REGIÃO



A população de Acopiara, Cariús, Catarina, Iguatu, Irapuan Pinheiro, Jucás, Mombaça, Piquet Carneiro, Saboeiro e Quixelô a partir desta quinta-feira, 18 de setembro, terá o Serviço Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará). O governo do Estado fará a entrega do SAMU 192 Ceará – Regional de Iguatu às 11h30min,  na sede do novo serviço de saúde, que fica na Rua Aurino de Sousa, 102, bairro Vila Coqueiro.  

Os moradores dos 10 municípios passam a contar em casos de urgência com uma ambulância avançada, com UTI, e mais cinco ambulâncias básicas.Com o SAMU 192 Ceará – Regional Iguatu, a população terá o serviço 24 horas, de domingo a domingo, e até nos feriados. Contará com assistência de equipes multiprofissionais de saúde, formada por 7 médicos, 7 enfermeiros, 10 técnicos de enfermagem e 15 condutores. 

Os profissionais são preparados pelo SAMU 192 Ceará. O prédio do SAMU 192 Ceará – Regional Iguatu foi cedido pela Prefeitura Municipal.

O SAMU presta socorro em qualquer lugar, em residências, locais de trabalho, vias públicas. Basta ligar para o 192. 

A ligação é gratuita. Quando o SAMU recebe a ligação um médico regulador faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações que podem ser tomadas, como a prestação dos primeiros socorros ou a imobilização da vítima, dependendo da gravidade do caso. Em casos graves, o paciente é transferido de uma ambulância com UTI. 

O médico comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos ou UPAs e assim garante atendimento rápido, com menos riscos de sequelas e redução de óbitos graças ao socorro precoce.Com a entrega do SAMU 192 Ceará Regional Iguatu, aumenta para 109 o número de municípios atendidos por SAMU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário