quinta-feira, 29 de maio de 2014

Mercadante tenta rifar candidatura do PT ao Senado, mas é barrado por Dilma



Aloizio Mercadante, ministro-chefe da Casa Civil.  


 
Na última segunda-feira (26), a presidente Dilma Rousseff convocou os principais articuladores da sua campanha à reeleição para uma reunião. O encontro, realizado em Brasília, teve a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, do ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Ricardo Berzoini, e do presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão.

Durante o debate sobre os acordos e atritos que vêm ocorrendo entre os partidos da base de apoio da presidente nos Estados, Mercadante lançou a proposta de rifar as candidaturas do PT ao Governo de Goiás, que tem Antônio Gomide como pré-candidato, e ao Senado no Ceará, onde o  apoio é ao nome do deputado federal José Guimarães, vice-presidente nacional da legenda. A estratégia agradaria aos aliados locais, como os irmãos Ferreira Gomes.

No entanto, a solução apresentada foi duramente rechaçada por Rui Falcão, que garantiu que as candidaturas próprias do PT são irrevogáveis, referindo-se principalmente à participação de Guimarães na chapa majoritária cearense. A defesa ganhou o apoio da presidente Dilma, que encerrou o assunto pedindo mais discernimento a Mercadante.

Estratégia Definida

Na terça-feira (27), após o encontro com Dilma, Rui Falcão reuniu-se com a Executiva Nacional do PT para definir todas as candidaturas prioritárias do partido nas eleições deste ano. Entre os indicativos aprovados está o da vaga de José Guimarães na disputa ao Senado Federal. O acordo serviu para deixar ainda mais claro o comprometimento do comando do partido com seus correligionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário