quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Cid Gomes abre segunda etapa da campanha contra febre aftosa no Ceará




O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e sua vinculada Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), realiza nesta quinta-feira (31) o lançamento oficial da segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa 2013 no Estado. A solenidade acontecerá na Fazenda Mumbaba no município de Massapê, na Região Norte, localizado a 252 km da capital cearense e contará com a presença do governador Cid Gomes e do secretário Nelson Martins. A primeira etapa da campanha que aconteceu em maio deste ano atingiu um percentual superior a 94% de animais vacinados, já nesta etapa a meta é alcançar o índice superior a 95% de bovinos e bubalinos vacinados.
O Ceará já foi reconhecido nacionalmente com zona livre de febre aftosa com vacinação e busca agora o reconhecimento internacional, em maio de 2014, como afirma o Secretário do Desenvolvimento Agrário Nelson Martins. “Nossa meta é ser reconhecido internacionalmente, e para que o status de zona livre de aftosa com vacinação os produtores precisam continuar vacinado o rebano”, afirma.
O titular da SDA destacou ainda a importância do reconhecimento.“É resultado de um trabalho árduo e coletivo. Foi fundamental o apoio do Estado à Adagri, as entidades parceiras e, principalmente, ao quadro de servidores da Adagri”, ressalta.
Segundo o presidente da Adagri, Augusto Júnior, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) realizará auditoria no Ceará em fevereiro de 2014 e “isso reforça o nosso apelos aos produtores para que vacine o rebanho, uma vez que o reconhecimento internacional vai nos permitir ampliar os negócios agropecuários, agora com outros países”, afirmou.
Os criadores poderão vacinar seu rebanho entre os dias 1º e 30 de novembro. A dose da vacina custa R$ 1,50. Após este prazo, a Adagri fará a fiscalização nas propriedades e os criadores que não vacinarem pagarão multa de R$ 13,43 por cabeça.
A febre aftosa é uma doença contagiosa, causada por um vírus de rápida multiplicação. Os animais infectados apresentam sintomas como: feridas na boca, nos lábios, nas tetas e nos cascos, além de se afastarem do convívio com os outros animais e dificuldades de locomoção e alimentação. Desde 1997 não é registrado nenhum caso da doença no Ceará.
Títulos de propriedade de terra
Ainda durante a solenidade, o Governo do Estado, através da SDA e do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), entregará 273 títulos de propriedade rural para agricultores de Massapê.
Com o documento, os agricultores familiares poderão ter acesso às políticas de crédito e assistência técnica dos Governos Federal e Estadual. A entrega dos títulos acontece dentro do Programa de Regularização Fundiária do Estado do Ceará, realizada em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
SERVIÇO
Dia: 31 de outubro (quinta-feira)
Hora: 9 horas
Local: Fazenda Mumbaba, Estrada Sobral/Massapê, km 12- Massapê/CE

* Com informações da SDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário