sábado, 27 de julho de 2013

Os professores da rede municipal de ensino da cidade de Cariús estão em GREVE


Professores exigem pagamento imediato dos salários em atraso. Foto: Honório Barbosa
Professores exigem pagamento imediato dos salários em atraso. Foto: Honório Barbosa
Os professores da rede municipal de ensino da cidade de Cariús, localizada na região Centro-Sul do Ceará, decidiram, nesta sexta-feira, dia 26, em assembléia geral da categoria, não retornar às salas de aula, na próxima semana, até que a administração municipal efetue o pagamento dos salários atrasados. O clima entre os docentes é de revolta.

A reunião para debater o atraso no pagamento dos salários dos docentes durou mais de duas horas e foi realizada no Sindicato dos Servidores Municipais de Cariús, na manhã de hoje. Centenas de professores participaram do encontro. Os vereadores Clébio de Ribinha e Veroneide Ferreira foram solidários à categoria.

De acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais de Cariús, todos os professores não receberam um terço de férias e a diferença do piso salarial. Os docentes contratados estão com salário atrasado desde maio passado e os concursados não receberam o mês junho. “A nossa situação é de dificuldade, pois dependemos dos vencimentos para o pagamento de nossas despesas, como aluguel, mercantil e outras necessidades”, disse a professora, Eudilene Silva.

secretária de Finanças do Município, Maria do Carmo Oliveira, que participou da assembleia, só havia disponível até 30 de junho passado, na conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), R$ 548 mil e atualmente esse valor caiu para R$ 44 mil. Ela, entretanto, não explicou o porquê do atraso salarial e a aplicação dos recursos.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cariús, Widerlando Barbosa Gomes, considerou a situação grave. “Vamos formar uma audiência e tentar conversar com o secretário de Educação, Francisco José, e com o prefeito, Gilvan Oliveira, na próxima quarta-feira”, disse. “Queremos encontrar uma solução para esse impasse”.

DN Centro Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário