terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Urnas de 2012 serão auditadas no município de Cedro, no Ceará


O clima político de disputa pela Prefeitura de Cedro continua mobilizando as lideranças do Município mesmo depois da apresentação do resultado do pleito, proclamação, diplomação e posse dos eleitos. Atendendo a um despacho do juiz eleitoral Welithon Alves de Mesquita será realizada uma auditoria nas urnas utilizadas nas eleições do ano passado, nesta quarta-feira, a partir das oito horas, no salão do júri do Fórum daquele Município.

Os trabalhos serão conduzidos pelo núcleo da Polícia Federal sediado em Juazeiro do Norte e pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por intermédio da Secretaria de Tecnologia da Informação. Para participar dessa auditoria viajaram ontem o secretário de tecnologia da informaçãodo TRE, Carlos Sampaio, e o chefe da seção de administração e manutenção das urnas eletrônicas, Ivan Alexandre.

Carlos Sampaio informa que não sabia a quantidade, nem quais as urnas a serem auditadas. O chefe do cartório da 34ª zona eleitoral (Cedro), Roberto Wagner Lourenço Lima, por telefone, esclareceu que as urnas a serem auditadas serão indicadas pelos representantes dos partidos que vão participar dessa auditoria.

Convocar
Disse ainda que a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que trata dessa matéria indica que a auditoria pode ser feita em 10% das urnas utilizadas no pleito. As urnas a serem auditadas serão indicadas pelos representantes das duas coligações que participaram da disputa majoritária.

O pedido de auditoria foi feito pelo Partido Progressista (PP) e seu candidato à Prefeitura, João Viana de Araújo, por meio da Ação de Investigação Judicial Eleitoral. O argumento utilizado nessa ação foi fundamentado no relato de alguns eleitores informando que durante o processo de votação não viram a foto do candidato.

Depois dessa auditoria o juiz ainda vai convocar, para prestar depoimento, as testemunhas arroladas pelas partes, sendo sete testemunhas apontadas pelo candidato João Viana de Araújo e outras sete pelo prefeito eleito Francisco Nilson Alves Diniz, no exercício normal do mandato.

No Município de Cedro, nas eleições municipais do ano passado, estavam aptos a votar 20.090 eleitores, sendo que 17.205 compareceram e 2.885 faltaram, sendo registrada uma abstenção de 14,36%. O relatório da eleição indica ainda 237 votos em branco e 852 nulos.

O Município tinha 128 seções das quais 56 foram agregadas, funcionando, portanto, 72 seções. Para prefeito foram apurados 16.116 sufrágios. O candidato vitorioso, Francisco Nilson Alves Diniz, obteve 8.285 votos e João Viana de Araújo 7.831, sendo a diferença de 454 sufrágios.

Ontem o TCM iniciou uma inspeção na Prefeitura do Município, por suspeita de ilegalidades.
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário