quarta-feira, 30 de maio de 2012

Imprensa em São Paulo destaca as moveleiras de Iguatu



São Paulo – O município cearense de Iguatu vem se destacando na fabricação de móveis e querendo ganhar clientes no exterior com a sua produção. A cidade reúne cerca de 40 pequenas e médias empresas do segmento, além de uma grande companhia moveleira, e as lideranças locais estão se esforçando para dar mais visibilidade a elas no Brasil e exterior.
De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Patrícia Neila Diniz, apesar de estarem mais focadas no mercado interno, as empresas estão preparadas para exportar. Elas tiveram treinamento e têm assistência na área da Prefeitura Municipal de Iguatu e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A maioria das moveleiras de Iguatu fabrica móveis tubulares, mas o polo tem todo tipo de produto, segundo Diniz, desde o mobiliário mais fino, com madeiras requintadas, até o mais popular. Muitas das pequenas empresas trabalham fornecendo peças, componentes ou mesmo serviços para um grupo grande instalado na cidade, o Tubform, que tem as fábricas Tubform e Madeform. O grupo emprega cerca de 1.800 funcionários.
A maioria das empresas da cidade, porém, tem entre 60 e 80 empregados, de acordo com informações da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho. O município de Iguatu, que fica a cerca de 400 quilômetros de Fortaleza, é um polo econômico no Centro-Sul do estado do Ceará e está cercado por 14 cidades menores.
Há quase 100 mil habitantes em Iguatu e as lideranças locais vêm se esforçando para fortificar a sua indústria. Recentemente a Prefeitura disponibilizou uma área de 62 hectares – que será depois ampliada em mais 82 hectares – para a instalação de empresas, entre elas as moveleiras. O objetivo é atrair para o terreno - que já tem toda a infraestrutura - também companhias internacionais, de todo tipo de setor.
Diniz acredita que o setor de móveis como um todo empregue cerca de seis mil pessoas em Iguatu. Esta indústria e o comércio são os principais motores econômicos do município. As empresas locais da área atendem grandes nomes do varejo nacional, como Casas Bahia.
Já houve exportações de móveis de Iguatu, mas atualmente as empresas estão focadas em atender no mercado interno, em função da forte demanda e também dos problemas econômicos internacionais.

Contato

Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho
Prefeitura Municipal de Iguatu - Ceará
Telefone: +55 (88) 3566 7926
Email: patriciadinizgc@hotmail.com

Fonte: Agência Brasil Árabe

Nenhum comentário:

Postar um comentário