sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

PROUNI DISPONIBILIZANDO 13 VAGAS PARA TAUÁ




Estarão abertas entre os dias 14 e 19 de janeiro no portal do Ministério da Educação (MEC) as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). No Ceará, serão ofertadas 2.896 bolsas no primeiro semestre de 2012. Pode concorrer a uma vaga em instituições privadas de ensino superior quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011.
Além de ter feito o Enem, o candidato ao Prouni precisa ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou, se cursou em escola privada, deve comprovar ter recebido bolsa integral. Também podem tentar uma vaga pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino básico que buscam formação em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

O Prouni oferece dois tipos de bolsas: integral e parcial de 50%. As bolsas integrais são destinadas para estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. As bolsas parciais são voltadas para quem tem renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. A comprovação da renda é feita no momento da matrícula do candidato na instituição de ensino, em caso de ter sido selecionado.

No Ceará, há vagas em instituições privadas de ensino superior de 20 municípios: são 1.759 vagas na Capital e 1.137 no Interior. O MEC promete para os próximos dias divulgar a relação completa das instituições e a distribuição de bolsas por curso superior no site do Prouni.
O secretário de Educação Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, lembra que a inscrição no Prouni e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) são distintas. No Sisu, os candidatos disputam vagas em instituições públicas de ensino superior.
A professora Ana Flávia Chaves, diretora-geral da Estácio-FIC, diz que a instituição ofertará 353 vagas integrais no Prouni; 37 delas são de ensino a distância. Em Juazeiro do Norte, serão 18 vagas no Prouni da Faculdade de Medicina de Juazeiro (FMJ).
“Os alunos do Prouni são muito dedicados, contagiam os demais. Temos um projeto que acompanha o desempenho deles e o resultado é fantástico”, cita Ana Fávia, que lembra a necessidade de rendimento superior a 75% a cada semestre.
O gerente de marketing da Fanor, Rafael Vieira, cita que 8,5% das vagas da instituição estarão disponíveis no Prouni em bolsas integrais e parciais. “O aluno se inscreve no sistema, escolhendo curso, instituição e modalidade. A seleção é feita pelo MEC e não pelas instituições”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário